quinta-feira, 21 de maio de 2009

Novo Administrador de Inema Ilhéus

No último dia 17 de abril, vereadores, prefeito, vice-prefeito e, representante do secretário do interior, estiveram no distrito de Inema para dar posse a Vanildo Freitas, novo administrador. A visita foi também uma oportunidade do Vereador Valmir Freitas apresentar à população, as indicações, proposições e emendas feitas por ele para as localidades de Inema, Banco Central e Pimenteira.

Vanildo Freitas é o novo administrador de Inema, distrito de Ilhéus que fica a 22 km da sede. A posse foi dada pelo Prefeito Newton Lima que esteve presente na reunião realizada no salão Paroquial do distrito junto com o vice-prefeito Dr. Mário Alexandre, o presidente da Câmara Jailson Nascimento e os vereadores Tarcísio Paixão, Gilberto Souza (Bel), Edvaldo Nascimento (Dinho Gás) e também o representante do Secretário de interior Aloísio Reis.

O novo administrador na verdade já ocupou o cargo por seis meses, tempo suficiente para marcar sua liderança ao fazer em pouco tempo várias mudanças na aparência do distrito. Para ele “vontade de trabalhar não falta, e com a ajuda do legislativo e do executivo, mesmo com a crise, é possível melhorar as condições da população inemense”.

Na ocasião, o vereador Valmir Freitas teve a oportunidade de apresentar seu trabalho durante os três primeiros meses de mandato que beneficia a população desses três distritos – Inema, Banco Central e Pimenteira – através de um mural na entrada da Paróquia. Segundo ele, só para Inema, foram propostas emendas no orçamento municipal deste ano que chegam aproximadamente ao valor de R$ 380.000,00 (trezentos e oitenta mil reais) em obras de infra-estrutura, educação, lazer, estradas e esporte.

O vereador Valmir Freitas afirmou que desde o primeiro momento, procurou se aproximar do governo atual. Segundo ele “podem até me criticar, falar de cara feia comigo, mas não podem mudar o desejo de meu coração, que é acima de tudo tratar dos interesses de minha comunidade”, o que foi confirmado pelo atual prefeito Newton Lima, que afirmou ter sido procurado pelo vereador em busca de soluções para sua região com o objetivo e elevar a situação dos três distritos.

O Presidente do legislativo Jailson Nascimento exaltou a dedicação do vereador Valmir Freitas por estes distritos. Segundo ele,”nos elegemos para trabalhar pelo povo; a crise dificulta, mas não impede que façamos nosso papel; podemos não resolver os problemas 100% mas podemos ameninar a situação”. Os vereadores Gilberto Souza e Edvaldo Nascimento, elogiaram a comunidade por elegerem um representante local que está decidido a lutar por sua comunidade, com respeito e dedicação integrais. “Quando o vereador Valmir Freitas fala, é para pedir em nome de Inema, Banco Central e Pimenteira”. Já o vereador Tarcísio Paixão, afirmou que “sabemos das dificuldades, mas vamos lutar mesmo com a falta de recursos”.

A necessidade de um representante naquela localidade é tanta que, na última segunda-feira (20), o vereador esteve com o gerente operacional da empresa de transportes urbanos ROTA, pedindo para que o serviço não fosse interrompido mesmo diante da má situação da estrada. Mesmo com o posicionamento positivo do gerente operacional, na terça-feira houve corte no serviço, o que deixou os moradores dos distritos de Inema e Pimenteira ilhados. O vereador então pediu mais uma vez na sessão realizada dia 22, que o legislativo o auxiliasse na luta por aquelas localidades. E afirmou que “enquanto for vereador lutarei insistentemente por aquelas localidades”.

História de Ilhéus Bahia



Carta Régia de 25 de abril de 1534, confirmada pelo Foral de 26 de agosto do mesmo ano, de D. João III, institui a Capitania de Ilhéus, com 50 léguas de costa e a "mesma largura pelo sertão e terra firme a dentro". Sua sede se localiza na foz do rio Cachoeira, onde as primeiras edificações se erguem no morro de São Sebastião e se espraiam, mais tarde, pelas baixadas de Cachoeira, Itaípe e Itacaucera, até atingirem a lagoa de Itaípe, bem ao norte.

A vila de São Jorge de Ilhéus sofre ataques constantes dos aborígenes, havendo ainda divergências entre os próprios colonos. Em 1552, inicia-se a catequese dos íncolas com a chegada do Padre Nóbrega.

A Lucas Giraldes, se deve, anos depois, a construção dos 8 primeiros engenhos de açúcar. Em fins do século XVI, Ilhéus sofre ataque de corsários, repelidos pelos nativos e, em 1638, assediam os holandeses a Vila, a mando de Nassau, sendo igualmente repelidos. Nestes episódios, destaca-se a figura de Antônio Fernandes, o "Catuçadas". Em 1723 os jesuítas constróem uma igreja e um colégio.

Criada a Comarca de Ilhéus, torna-se a Vila sua sede, em 1760. Onze anos depois, fazem-se os primeiros estudos para a construção da ferrovia Ilhéus-Conquista. Mais 5 anos e inaugura-se o Serviço de Telégrafo e a primeira Estação Arrecadadora da Província Em 1835 o homem introduz ali profunda modificação na paisagem com a abertura de um canal ligando as águas do Itaípe às do Fundão, obra que esteve a cargo de um notável engenheiro, Przswodowsky, contratado pelo governo imperial para aquele fim. O objetivo prático da ligação resumia-se em contornar a barra impraticável do Itaípe, o qual, depois de correr na direção norte-sul paralelamente ao litoral, despeja as suas águas a 6 quilômetros ao norte de Ilhéus. Daí por diante toda a produção da próspera várzea poderia ser diretamente levada a Ilhéus. A segunda grande modificação foi o desvio ulterior de parte das águas do Fundão, através de outro canal, para a entrada do estuário, em conseqüência do que veio Ilhéus a perder o seu caráter continental.
A 28 de junho de 1881, o Conselheiro João Lustosa da Cunha Paranaguá sancionou a Lei provincial n.° 2.187, que deu a Ilhéus a categoria de Cidade ainda sob a denominação de São Jorge de Ilhéus.

Formação Administrativa
Elevada à categoria de vila com a denominação de Ilhéus, em 1535.
Distrito criado com a denominação de Ilhéus, em 1556 e por lei estadual nº 905, de 06-11-1912.
Elevada à condição de cidade e sede do município com a denominação de Ilhéus, pela lei provincial nº 2187 de 28-06-1881. Instalada em 14-08-1881.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral I-IX-1920, o município é constituído de 2 distritos: Ilhéus e Banco do Pedro.

Pelo decreto estadual nº 8678, de 13-10-1933, são criados os seguintes distritos: Água Preta, Aritaguá, Banco Central, Cachoeira de Itabuna, Castelo Novo, Limoeiro, Itacaré, Itapitanga, Japú, Olivença, Pimenteira, Pirangi, Pontal, Rio do Braço e União Queimada. Todos anexado ao município de Ilhéus.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 15 distritos: Ilhéus, Água Preta, Aritaguá, Banco Central, Cachoeira de Itabuna, Castelo Novo, Itacaré, Itapitanga, Japu, Olivença, Pimenteira, Pirangi, Pontal, Rio do Braço e União Queimada. Não figurando o distrito de Banco do Pedro.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Cachoeira de Itabuna passou a denominar-se Primavera, Limoeiro a denominar-se Morro Redondo e Itacaré a denominar-se Guarací.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 16 distritos: Ilhéus, Água Preta, Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Guaraci ex-Itacaré, Itapitanga, Japu, Morro Redondo ex-Limoeiro, Olivença, Pimenteira, Pirangi, Pontal, Primavera ex-Cachoeira de Itabuna, Rio do Braço e União Queimada.

Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto-lei estadual nº 12978, o distrito de Água Preta passou a denominar-se Uruçuca, Primavera a denominar-se Banco da Vitória, Morro Redondo a denominar-se Barro Preto, Pirangi a denominar-se Itajuípe, Pontal a denominar-se Pontal dos Ilhéus e Guarací a denominar-se Coaraci.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 16 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória ex-Primavera, Banco Preto ex-Morro Redondo, Castelo Novo, Coaraci ex-Guaraci, Itajuípe ex-Pirangi, Itapitanga, Japu, Olivença, Pimenteira, Pontal de Ilhéus ex-Pontal, Rio do Braço, União Queimada e Urucuça ex-Água Preta.
Pela lei estadual nº 507, de 12-12-1952, desmembra do município de Ilhéus os distritos de Itajuípe e Barro Preto, para formar o novo município de Itajuípe.

Pela lei estadual nº 515, de 12-12-1952, desmembra do município de Ilhéus o distrito de Coaraci. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 516, de 12-12-1952, desmembra do município de Ilhéus o distrito de Uruçuca. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, é criado o distrito de Coutos ex-povoado com terras desmembradas do distrito de Pontal e anexado ao município de Ilhéus. Sob a mesma lei é criado o distrito de Inema ex-povoado, com terras desmembrada do distrito de Pimenteiras e anexado ao município de Ilhéus, sendo extinto o distrito de Pontal dos Ilhéus e seu território anexado ao distrito
sede do município de Ilhéus e ainda foi transferido o distrito de Bandeira do Almada ex-União Queimada do município de Ilhéus para o de Itajuípe.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 12 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo, Coutos, Inema, Itapitanga, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.

Pela lei estadual nº 1359, de 21-12-1960, desmembra do município de Ihéus o distrito de Itapitanga. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 11 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 4050, de 14-05-1982, é criado o distrito de Sambaituba ex-povoado e anexado ao município de Ilhéus.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 12 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira, Rio do Braço e Sambaituba.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 10 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.